AMIGUINHA DE JESUS

.........

terça-feira, 6 de março de 2012

Lançado aos catequistas desafios para Campanha da Fraternidade 2012

Em tempos dificeis não podemos deixar de falar de um grande mal que afeta o mundo e muitas coisas entre elas a saúde. VÍCIO........Seja ele qual for, tem que comentar e ir orientando as crianças...acredito ainda que desta forma evitariamos muitas coisas !!! Seria interessante procurar especialistas para estar aprofundando estes temas com eles.
O consumo crescente de drogas noticiado todos os dias serve de alerta para os pais e sociedade, mas cria também uma dúvida sobre o melhor momento para orientar os filhos.
Especialistas concordam que a prevenção é (ainda mais em relação ao crack) praticamente a única forma de evitar que a droga se torne um problema mais à frente. O major e coordenador do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) de Joinville, Giovani Fachini, diz que crianças pequenas precisam receber informações de forma mais lúdica, com teatro, fantoches ou historinhas. Para Fachini, acima dos dez anos, as crianças já têm algum discernimento para papos mais sérios. “Não se pode puxar assunto durante o almoço, porque a criança não vai dar atenção. Tem que ser um momento adequado, como a chamada de uma campanha ou uma reportagem na TV”, diz.
Para abordar o tema, os pais podem perguntar o que o filho acha do assunto. Se ouvir palavras positivas ou de brincadeira, pode rebater, dizendo que não é bem assim. “Falar a verdade é essencial”, destaca. Se a criança perguntar se o pai já usou drogas, ele tem que ser sincero e falar de drogas lícitas e ilícitas. Outro ponto importante: o pai tem de pensar bem ao escolher um filme, livro ou site para abordar o tema com os filhos. “Tem situações em que o que era para ser crítica tem efeito contrário. Como em Cidade de Deus, em que o Zé Pequeno (traficante e assassino no filme) virou herói, ícone”, ressalta Ney Westrupp, facilitador de um projeto de prevenção ao uso de drogas.
Para o psicólogo Álvaro de Aguiar, além de falar, é preciso dar o exemplo. “Se os pais bebem álcool ou fumam, irão falar com que moral?”, indaga.
Que tal fazer um filminho e passar nos encontros sobre este tema ??!!
Lanço aqui agora um grande desafio para todos os catequistas... vamos lançar filmes preventivos neste tempo de Campanha ??
Deixe o link do seu filme no comentário desta postagem. CONTO COM A COLABORAÇÃO DE TODOS !!!!

2 comentários:

Jonathan Cruz disse...

só não conheço um filme ainda, mas se conhecer eu te mando. E já divulguei o link de sua ideia no twiter e facebook tá bom? Espero que dê certo!

paz e luzzzz

Amiguinha de Jesus disse...

Os filmes podem ser criações próprias, slides ou algo do tipo...